janeiro 04, 2011

Trompas obstruídas



A obstrução das trompas é considerada uma causa mecânica da infertilidade feminina. Estando obstruída, a trompa não conseguirá conduzir o óvulo do ovário até o útero, impedindo a fecundação e a gravidez.
Os fatores mais comuns que podem causar obstrução nas trompas são a endometriose, infecção pélvica e gravidez tubária. Mulheres que tenham feito laqueadura tiveram suas trompas obstruídas propositalmente.
A obstrução das trompas pode ser comprovada por um exame denominado Histero-salpingografia.



O que danifica as trompas de Falópio?
No princípio, a Fertilização in vitro (FIV) foi desenvolvida para pacientes inférteis devido a obstrução das trompas de Falópio. Posteriormente esta técnica foi indicada também nos casos de infertilidade inexplicada e masculina. Ainda hoje a obstrução das trompas é a principal responsável por um grande número das técnicas de FIV. A principal causa da obstrução tubária é a infecção abdominal. A obstrução das trompas ocorre principalmente devido a doenças sexualmente transmissíveis (por exemplo: Chlamydia ou Gonorréia); Apêndice supurado ou Doença Inflamatória Pélvica (DIP). Outros fatores desencadeantes são: cirurgias abdominais (ginecológicas, cesariana, laqueadura, etc.) e doenças internas como a doença de Crohn.
As pacientes com patologia tubária são geralmente inférteis e apresentam grande risco de gravidez na trompa (ectópica ou gravidez tubária).
Há vários tipos de cirurgia para corrigir bloqueios nas tubas de Falópio. O tipo específico de cirurgia que o seu médico fará dependerá da localização e extensão do bloqueio da tuba de Falópio.
Alguns procedimentos tubários podem ser realizados usando técnicas microcirúrgicas, durante cirurgia abdominal aberta ou usando laparoscopia através de uma pequena incisão. O cirurgião deve ter treino especial e perícia em técnicas de microcirurgia e/ou laparoscopia.
Abaixo, há uma brevedescrição dos procedimentos mais comuns:

* Re-anastomose tubária caracteristicamente é usada para reverter uma obstrução tubária ou para reparar uma porção da tuba de Falópio danificada pela doença. Esse procedimento geralmente é realizado durante laparotomia.
* Salpingectomia, ou remoção de parte da tuba de Falópio, é feita para melhorar o índice de sucesso da fertilização in vitro (FIV), quando a tuba desenvolveu uma acumulação de fluido (hidro-salpinge).
* Fimbrioplastia pode ser realizada quando a parte da tuba mais próxima do ovário é parcialmente ou totalmente bloqueada. Esse procedimento permite reconstruir as extremidades com franjas das tubas de Falópio.
* Para um bloqueio tubário próximo do útero (oclusão proximal), um procedimento não-cirúrgico chamado de cateterização tubária selectiva é o tratamento de primeira escolha. Usando-se fluoroscopia ou histeroscopia para guiar os instrumentos, o médico insere um cateter através do colo e do útero até ao interior da tuba de Falópio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.