janeiro 03, 2011

TRABALHO E GRAVIDEZ


Uma das dúvidas mais frequentes é o momento de comunicar a gravidez no trabalho. Boa parte das mulheres prefere anunciar a gestação após 12 semanas, quando o risco de aborto é menor. Em algumas situações, porém, talvez seja prudente comunicar no início. Por exemplo, se o trabalho exige muitas horas de dedicação ou se a atividade é exposta a risco, como calor excessivo, é melhor conversar logo com o chefe e pedir uma transferência ou obter horários mais flexíveis.
Outra questão comum refere-se aos efeitos do estresse do trabalho sobre o bebê. De fato, pressão emocional contínua e muitas horas no trabalho podem ser prejudiciais para a gestante. Assim, sugere-se que a grávida aprenda a dizer não às horas extras, ao excesso de viagens ou de festas. É importante fazer pausas ao longo do dia, a cada três horas, caminhando um pouco e procurando alongar-se, especialmente se trabalhar sentada. Se permanecer de pé, deve sentar-se e elevar os pés com mesma frequência. Se trabalhar no computador, sente-se em uma cadeira com encosto ajustável e apoio para os braços, além de suporte para punhos e pés. Não tema as radiações dos monitores, pesquisas demonstram que esses níveis de radiação estão muito abaixo dos limites de segurança. Ainda não há conclusão definitiva sobre os eventuais malefícios do celular mas, por precaução, use o telefone com moderação e limite as conversas a 20 minutos.
Para não sofrer com a crítica de que a gravidez a coloca em uma situação de privilégio, cumpra os prazos e tente superar as expectativas sobre a qualidade do que faz. Sempre dou algumas dicas para as gestantes minimizarem os efeitos da gravidez no trabalho:
1. Procure ficar em um local de trabalho com banheiro próximo, ou sentar-se perto da porta em uma sala de reuniões. Grávidas precisam fazer xixi com mais frequência;
2. Tenha em sua gaveta lanches saudáveis como frutas desidratadas ou barras de cereais;
3. Mantenha no trabalho um kit de emergência de medicamentos prescritos pelo médico para as queixas comuns como enjoos ou dores lombares;
4. Se o calor for intenso no trabalho, mude de local, pois o calor excessivo pode prejudicar o embrião;
5. Planeje quando parar de trabalhar. Discuta com a equipe sobre o melhor momento para não prejudicar o trabalho de ninguém. Talvez seja possível trabalhar meio período durante algumas semanas;
6. Se possível, comunique-se por e-mail uma vez por mês para saber como estão os resultados do trabalho e também para manter-se atualizada.
A conclusão é que, com exceção de atividades que exijam muito esforço físico, ou sejam de alto risco, é possível continuar trabalhando na gestação e manter um clima produtivo com a equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.