janeiro 02, 2011

Dúvidas sobre Gravidez





Posso usar laxante?
Melhor evitar. Os laxantes que provocam contração intestinal podem, também, provocar contração uterina. Prefira substâncias que aumentam o bolo fecal, sem causar contrações, como ameixa e tamarindo. 

Posso usar adoçante?
Sim, desde que sejam respeitadas as doses máximas diárias. Entretanto, stévia pura ou com xilintol, é uma solução mais natural. 

Posso tomar refrigerante diet?
Os refrigerantes retiram diversos minerais do organismo, como cálcio, magnésio e selênio e o adoçante interfere com vitaminas e outros nutrientes. O uso eventual (uma ou duas vezes por semana) é uma opção mais segura. 

Por que meus cabelos estão caindo?
Podem ser várias as causas: falha na alimentação (excesso de carboidrato, gordura, açúcares, farinhas); carência de vegetais, (principalmente crus); carência hormonal ou problemas na tireóide.
Tomo pouquíssima água. É prejudicial?
Sim, os rins sofrerão uma grande sobrecarga. Como conseqüência, você pode ter infecções e até cálculos renais. São recomendados, no mínimo, seis copos por dia.

Tenho muitos gases. Como resolver esse problema?
Evite ficar sentada durante muitas horas, pois isso acarreta a formação de gases. Diminua o açúcar, doces, massas, pão, bebidas gasosas e derivados do leite, principalmente à noite.

Como evitar o aparecimento de estrias?
Evite engordar muito. Dez a doze quilos, no máximo. Não fume e use óleos a base de uréia, aloe vera e amêndoas, nos seios, quadris e abdômen.

Dores nas costas no final da gravidez. É normal?
Afaste a possibilidade de infecção urinária e/ou renal. Certifique-se ainda de que não se trata de ameaça de parto prematuro. Eliminadas estas possibilidades, veja se não está adotando uma postura errada, forçando a musculatura dorsal. De qualquer forma, consulte seu médico.
Estou na 40ª semana e quero ter parto normal. Quantos dias posso esperar?
Depende do funcionamento da placenta. Se estiver tudo bem, pode esperar um, dois ou mais dias. Um dos exames possíveis para se avaliar o funcionamento placentário é a cardiotocografia basal.

Não tenho vontade de ter relações sexuais. É normal?
Sim, é muito comum e pode perdurar por alguns meses após o parto. A tendência é que tudo volte, com o tempo, ao normal.

Posso fazer exame de toque no terceiro mês de gravidez?
Sim, desde que seja feito com cuidado.

Posso trabalhar em pé durante muitas horas?
Depende da evolução da sua gravidez. Quanto maior o esforço físico, maior a possibilidade de contração uterina, que pode provocar aborto ou parto prematuro.
No parto normal, o que acontece se o bebê estiver com cordão umbilical enrolado no pescoço?
Só terá problemas se, à medida que o bebê descer pela bacia, o cordão começar a apertar. Normalmente, no início desse processo, o obstetra - pela variação dos batimentos cardíacos – indica a cesariana.

Não suporto leite. Como substituir este alimento tão rico em cálcio?
Tente o leite de soja e consuma bastante agrião, couve, rúcula, espinafre e caroço de abóbora torrado, que é, também, rico em ferro.

É normal ter secreção vaginal?
Se for esbranquiçada, sem cheiro ou prurido (coceira) é normal. Caso tenha outras características pode ser uma infecção e precisa ser tratada.

Estou grávida e menstruo. Isso é possível?
O sangramento, possível numa gravidez, não é menstruação. As características são diferentes: dura menos dias, o fluxo é menor e o sangue é mais escuro.
Fumar prejudica o desenvolvimento do feto?
Sim. O cigarro prejudica o crescimento do feto, gerando crianças pequenas e mais frágeis, tanto do ponto de vista físico, como intelectual.

Tive um aborto espontâneo. Pode acontecer outra vez?
Na primeira gravidez o risco é de 10% a 12%; na segunda, a possibilidade aumenta, para, aproximadamente 20%.

Tive algum sangramento no início da gravidez. Isso afeta o bebê?
Sangramentos, no primeiro trimestre, acontecem, aproximadamente em 20% das gestações. Alguns terminam em aborto, outros não têm maiores conseqüências e o feto não é afetado.

Herpes prejudica o desenvolvimento do bebê?
Durante a gestação, não, mas na hora do parto, se a infecção tiver presente, o médico faz uma cesariana para evitar o contágio do feto.

Tomar ácido fólico é importante? Quais os alimentos que contém esta vitamina?
É importante não só durante a gestação, mas, também, antes dela. Está presente nos feijões, grão-de-bico, espinafre, brócolis, repolho cru, levedo de cerveja, pão integral, fígado, folhagens verde escuras, lentilha, couve-flor, cenoura, laranja e banana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.