janeiro 03, 2011

"INFERTILIDADE"


INFERTILIDADE FEMININA

Causas da infertilidade feminina:

1. Distúrbios hormonais que impeçam ou dificultem o crescimento e a liberação do óvulo (ovulação)

 2. Síndrome dos Ovários Policísticos
3. Problemas nas trompas ou tubas uterinas provocados por infecções, cirurgias ou;
4. Endometriose
5. Ligadura das trompas
6. Muco cervical que impede a passagem dos espermatozoides

PREVENÇÃO DA INFERTILIDADE

Não parece que dietas bem balanceadas tenham um efeito benéfico sobre a fertilidade apesar de fazerem bem à saúde como um todo. No entanto, o excesso de exercícios e as desordens alimentares podem ser uma causa de infertilidade.

É importante que doenças metabólicas como o diabetes e as desordens do colesterol sejam corrigidas em casais que estejam tentando filhos.

Mulheres que desejam engravidar deveriam tomar quantidade suficiente de ácido fólico (400 mcg por dia ou 0,4 mg) para evitar malformações do tubo neural (sistema neurológico do bebê).

Em homens com baixa contagem de espermatozoides, multivitaminas e sais minerais podem melhorar esse aspecto.

Desordens alimentares como a bulimia e a anorexia durante muitos anos da vida da mulher podem ter impacto negativo na fertilidade. Nessas condições, mulheres não ovulam mesmo tendo menstruação normal. Nesses casos o tratamento da desordem alimentar deve preceder o tratamento da infertilidade.
Pesquisas recentes mostram que dietas saudáveis podem melhorar a função dos ovários na síndrome dos ovários policísticos.

O excesso de exercício é, também, uma causa importante de parada de ovulação com consequente infertilidade. Também no homem o excesso de exercícios pode ter ação sobre os espermatozoides.

Outra causa importante de infertilidade que pode ser evitada pelos casais são as doenças sexualmente transmissíveis. Doença inflamatória pélvica, sífilis e gonorreia são causas de infertilidade. Sexo seguro durante toda a vida antes do casamento é uma prática que os todos jovens deveriam ter. O uso de camisinhas é altamente recomendável por todas as autoridades médicas como uma importante forma de evitar/prevenir a infertilidade causada por doenças sexualmente transmissíveis. 

PESQUIZAS BASICAS SOBRE INFERTILIDADE

Aproximadamente dois em cada dez casais têm dificuldade de engravidar. É muito importante que esse casal procure assistência médica especializada.

O médico que cuida desses casos é chamado no Brasil de especialista em Reprodução Humana.
O primeiro passo do médico ou da clínica especializada é realizar exames no casal procurando as causas da baixa de fertilidade. Costuma-se chamar isso de Pesquisa básica de fertilidade.

É fundamental que o casal procure o médico conjuntamente e que os exames sejam feitos no casal. Tal fato se justifica por dois motivos:
• Primeiro, pela oportunidade do especialista discutir o planejamento da pesquisa e depois do tratamento com o casal.
• Segundo, pela possibilidade de ambos terem problemas de fertilidade.
É um absurdo o tratamento de apenas um membro do casal sem conhecer se o outro tem capacidade reprodutiva plena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.