janeiro 03, 2011

Diabetes gestacional


A diabetes gestacional é a diabetes que surge pela primeira vez durante a gravidez. A diabetes é uma doença em que a glicose do sangue, ou níveis de açúcar são altos demais. Demasiada glicose no sangue não é benéfica para o seu bebé. A diabetes gestacional desaparece depois do parto, mas o risco de voltar alguns anos mais tarde é elevado.
Tal como outras formas de diabetes, a diabetes gestacional afecta a forma como o corpo usa o açúcar (glicose), a maior fonte de energia do corpo. Algumas mulheres podem sofrer desta condição durante a gravidez. Se desenvolver diabetes gestacionais saiba que existe 50% de probabilidade de nos próximos 15 anos seguintes à gravidez vir a desenvolver diabetes de tipo II (diabetes mellitus não insulinodependente).
Se tem antecedentes familiares ou mesmo pessoais de diabetes gestacional; se teve um bebé muito pesado na gravidez anterior, se sofreu uma morte fetal não explicada, se sofre de obesidade, se tem níveis de glicose elevados na urina ou excesso de líquido amniótico, o risco de desenvolver diabetes gestacionais é mais elevado.

Prevenir e controlar  

Existem diversos exames que podem ajudar a prever a diabetes gestacional. Se o seu médico suspeitar que pode vir a sofrer de diabetes gestacional, irá submetê-la a uma análise para verificar a sua tolerância à glicose. Este exame mede a glicemia depois de ingerir algo doce que contenha glicose.
Na maioria dos casos, a diabetes gestacional poderá ser controlada por uma dieta rica em fibras, baixa em gorduras, e alteração nos hábitos alimentares dos hidratos de carbono. Evitar alimentos açucarados pode ser suficiente, mas por vezes a insulina não pode ser evitada. Deve fazer ecografias regulares para verificar o desenvolvimento do bebé.
Usualmente entre a 24ª e a 28ª semana de gravidez é feito um teste para verificar se sofre de diabetes gestacional. No entanto se já sofreu de diabetes gestacional numa gravidez anterior deve fazer este teste por volta da 13ª semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.