janeiro 04, 2011

Fertilização Assistida Convencional (FIV)

Saiba mais sobre Fertilização Assistida Convencional (FIV)

  • Fertilização assistida Convencional

A Fertilização in vitro tem como princípio a união do gameta masculino (espermatozóide) e feminino (óvulo) fora do corpo da mulher, ou seja, no laboratório.

Esta união proporciona a formação do zigoto e, posteriormente, do embrião. Este embrião cresce num meio de cultivo especial, dentro de uma Incubadora biológica, com todos os padrões de esterilização, simulando o útero materno até o dia da transferência. Assim, o embrião formado é transferido ao útero da mulher em, no máximo, 5 dias após a coleta dos gametas. Após este período o embrião está pronto para se ligar ao útero materno e se desenvolver normalmente.

Algumas indicações para FIV são: falhas sucessivas de gravidez pós Inseminações; Fator tubário; Fator ovulatório; Endometriose; Fator Masculino (quando possuir no Espermograma número de espermatozóides móveis, recuperados, entre 2,0 e 5,0 milhões/ml); Idade avançada da mulher; e outras.

As etapas para a FIV são: indução da ovulação através de medicamentos; desenvolvimento dos folículos ovarianos (monitoramento através de ultra-som); coleta dos óvulos (no centro cirúrgico); união dos espermatozóides com os óvulos (laboratório); fertilização e crescimento do embrião (laboratório); transferência do embrião para o útero; suporte da fase lútea; e teste de gestação.

Após o diagnóstico realizado e a avaliação completa do casal, inicia-se um tratamento específico para a estimulação ovariana. São usadas técnicas para bloquear a atividade hormonal da hipófise e, com outro tipo de medicação, controla-se o desenvolvimento dos folículos até o momento da ovulação. Estas medicações são iniciadas em sua casa, um ciclo antes do procedimento, sem a necessidade de acompanhamento intensivo inicial.

Após o diagnóstico realizado e a avaliação completa do casal, inicia-se um tratamento específico para a estimulação ovariana. São usados hormônios que estimulam o desenvolvimento dos folículos até o momento da ovulação. Estas medicações são iniciadas em sua casa, a partir do terceiro dia do Ciclo, com 4 aplicações subcutâneas no 3o, 5 o, 7 o, e 9 o dias. Ocorrido isso, iniciaremos acompanhamento por ultra-som, a cada 2-3 dias no máximo, necessariamente feito na InFert-FertiClínica, onde acompanharemos o desenvolvimento dos folículos, adequando a dose de medicamentos, e o momento certo para o desencadeamento da ovulação.

O processo da coleta de óvulos é feito sob sedação leve, onde a paciente dormirá um tempo aproximado de 15 - 20 minutos, sem dor ou qualquer mal-estar. O ultra-som transvaginal guia uma agulha até os ovários, onde são aspirados todos os folículos, para posterior identificação e classificação no laboratório.
A coleta do sêmen é realizada pelo marido, por masturbação, ou com técnicas auxiliares (como punção de epidídimo) para obtenção de espermatozóides. Estes são selecionados e capacitados. Uma amostra com cerca de 1 milhão de espermatozóides é necessário para que ocorra espontaneamente a fertilização. Os espermatozóides são mantidos, assim, na Incubadora, junto com os óvulos retirados da esposa.

A Fertilização e o Desenvolvimento embrionário são observados e, no máximo em cinco dias pós coleta dos gametas o(os) embrião(ões) é(são) transferido(s).

Assim, após um período de 14 dias o exame de BHCG é realizado para determinar se houve ou não implantação adequada destes embriões, resultando na gravidez.

A diferença da Fertilização in vitro Convencional (FIV) para a Injeção Intracitoplasmática de Espermatozóides (ICSI), é que a última possui algumas indicações diferentes da primeira, como o número de espermatozóides recuperados. E, de maneira geral, as taxas da ICSI são maiores que da FIV.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.