janeiro 03, 2011

Estou com dificuldade de engravidar e o médico me pediu um exame de dosagem hormonal. Para que serve?
A mulher só ovula – condição para que engravide – se todos os hormônios femininos estiverem normais e em equilíbrio. O exame de dosagem hormonal detecta possíveis alterações nos hormônios que poderiam dificultar a ovulação.

A endometriose, necessariamente, dificulta uma gravidez?
Não, necessariamente. A endometriose vai dificultar uma gravidez, dependendo do seu grau: leve, moderado ou grave. Quanto mais grave, maior a dificuldade.

Estou tentando engravidar há um ano. O médico pediu que eu fizesse uma videolaparascopia. Para que serve?
A videolaparascopia é um exame para a avaliação da cavidade pélvica, com o objetivo de pesquisar os fatores que poderiam impedir ou dificultar uma gestação, como aderências e/ou endometriose.

Há alguma coisa que eu possa fazer para aumentar minhas chances de ficar grávida?
Você deve “cercar” o período fértil, que começa no décimo dia do ciclo. A partir daí tenha relação sexual em dias alternados, durante sete ou oito dias. Após a relação não se levante imediatamente e evite duchas vaginais.
Estou tentando engravidar e não menstruo há 45 dias, mas o Beta HCG deu negativo. O que está acontecendo?
O ciclo menstrual é controlado pelo hormônio progesterona, que só é produzido quando há ovulação. Quando esta ocorre, a menstruação descerá 14 dias depois, caso não esteja grávida. Se você não menstrua, o ciclo se torna irregular, podendo atrasar dias, até meses. Quando isso acontece, normalmente, é devido a algum problema hormonal. Procure seu ginecologista para fazer um exame de dosagem hormonal.

Tento engravidar a um ano, sem sucesso. Meu ciclo é totalmente irregular, com atrasos consideráveis. O que me aconselha?
Se seu ciclo é irregular, com tendência a atrasos de vários dias, talvez você não esteja ovulando e, conseqüentemente, não tem período fértil. Peça ao seu médico um estudo hormonal para que se possa avaliar possíveis alterações.

É possível que o exame Beta HCG dê negativo, quando se está com apenas um dia de atraso menstrual?
Sim, é possível. Isso pode acontecer porque vai depender do dia de sua ovulação. Se ainda não menstruou, espere sete dias e repita o exame de sangue.
Posso usar indutor de ovulação para conseguir engravidar?
O indutor de ovulação só pode ser usado, quando não há – comprovadamente – ovulação, em conseqüência, só sob prescrição e supervisão médica.

Quais são as maiores causas da infertilidade, tanto masculina quanto feminina?
Maiores causas de infertilidade: endometriose, problemas do esperma, problemas de ovulação, lesão tubária, problemas sexuais e problemas do colo do útero - nesta ordem.

De modo geral, quando mulheres e homens têm indicação para a inseminação artificial?
Na mulher, quando há alterações do muco cervical que impedem a livre penetração dos espermatozóides no útero. No homem, quando há uma grande diminuição do número de espermatozóides. Selecionam-se, em laboratório, os melhores, que são levados até a região mais próxima do local de encontro com o óvulo.

Vou fazer uma inseminação artificial. Como é o processo?
O processo, totalmente indolor, é parecido com um exame ginecológico. O esperma é selecionado e colocado através de uma sonda especial, no interior do colo do útero.
Em que situações a técnica de fertilização in vitro (bebê de proveta) está indicada?
Principalmente, nas seguintes situações: se a mulher tem obstrução das trompas que não puderam ser revertidas através da laparoscopia e em casos de esterilidade, sem causa aparente ou se o homem fez vasectomia ou tem uma infertilidade considerada sem gravidade.

Quais são as chances de gravidez, por ciclo, de fertilização in vitro?
Teoricamente, as chances de gravidez, por ciclo de fertilização in vitro são de 40%, três vezes mais do que a inseminação artificial.

Retirei os dois ovários e soube que poderia engravidar através de doação de óvulos. É verdade?
Sim. As doadoras são pacientes jovens, em tratamento pela fertilização in vitro que aceitam doar parte dos óvulos produzidos no processo de estimulação. Estes óvulos doados são fertilizados pelos espermatozóides do seu marido e seu útero receberá o embrião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.