abril 30, 2012


Útero Invertido

Os médicos costumam chamar de Retroversão Uterina, mas você pode conhecer como útero retrovertido, útero invertido, útero reverso ou útero virado, e este é um assunto que interessa a muitasmulheres – principalmente àquelas que desejam ser mães afinal… é possívelengravidar com útero invertido?
O chamado Útero Invertido é quando a mulher possui a posição do útero diferenciada. Estima-se que entre 15 a 25% das mulheres no mundo tenham o útero voltado para a região posterior do corpo, ou seja, retrovertido.
Existe ainda o fato de que, dependendo das condições de elementos orgânicos periféricos como a bexiga cheia, por exemplo, algumas mulheres possam sofrer de um deslocamento do útero, variando sua posição num espaço curto de tempo. Outros fatores como as condições de estresse físico pós-parto ou até mesmo o envelhecimento natural podem causar o mesmo efeito.
Mas é fato de que o Útero Retrovertido não é adquirida com o tempo, ou seja, a mulher já nasce nessas condições, e ela terá o útero virado por toda a sua vida.
Imagens e Fotos de Útero Retrovertido
1x1.trans Útero Invertido
1x1.trans Útero Invertido
Porém, quando você for ao médico e ele disser que você possui o útero retrovertido, não se assuste tão facilmente, afinal, na maioria dos casos, ter o útero invertido não faz tanta diferença assim… pelo menos no âmbito amoroso ou gênico.
A mulher geralmente tem a comprovação de que possui o útero virado quando se submete a um ultra-som pélvico. Durante este exame, o médico pode oservar como se comporta todo o sistema reprodutor da paciente, analisando a estrutura uterina.
Mulheres com útero retrovertido podem engravidar?
Tem como uma mulher com útero retrovertido engravidar? Não dá afirmar em um artigo na internet que uma mulher vai conseguir ser mãe se ela tiver o útero invertido, porém há esperança. Na verdade cada caso é um caso, mas irreal afirmar que a mulher com retroversão uterina é infértil. A questão é puramente estrutural.
Muitas mulheres com o útero invertido nem mesmo precisam de um acompanhamento médico para engravidar nessas condições, lembrando que o acompanhamento médico na gravidez é muito bom para qualquer mulher.Em grande parte dos casos, não é preciso mais que paciência para que a gravidez aconteça, como em qualquer casal saudável.
Utero Invertido tem sintomas?
A mulher não sente necessáriamente todos ou qualquer um dos sintomas. Mas entre eles podemos colocar a dor crônica pélvica ou lombo-sacra, que é a famosa dor nas cadeiras. Também ocorrem dispareunia profunda, ou seja, uma dor na hora de fazer sexo e que continua mesmo depois de horas após a relação.
Também foram relatadas cólicas de menstruação intensas e dor ao evacuar. Além de dor ao urinar.
Útero Retrovertido tem cura ou tratamento?
Não há uma maneira de falar de tratamentos de uma forma geral, pois apenas o médico poderá informar a melhor forma de lidar com este estado. Muitas vezes não é necessário tratamento algum, mas se a paciente se sentir melhor desta maneira, se o médico concordar, o tratamento poderá ser feito através de hormônios. Há casos extremos, e muitas vezes desnecessários, em que é feita uma cirurgia a fim de tentar regularizar e fixar melhor o útero no plano sagital mediano da cavidade pélvica. Mas, o melhor tratamento, na verdade, é ter paciência e seguir as orientações médicas.
E quando a mulher com útero retrovertido tem dificuldade em engravidar?
Na mulher com útero retrovertido, a dificuldade de engravidar acontece por causa da maior suscetibilidade de endometriose nestas mulheres. O útero retrovertido dificultaria o escoamento da menstruação pelo orifício do cólon, o que aumentaria o risco de refluir pelas trompas uterinas levando a implantação de focos do endométrio na cavidade abdominal (menstruação retrógrada) somadas à dificuldade estrutural uterina já apresentadas (retroversão uterina), aumentando a dificuldade no trajeto dos espermatozóides.
Mas se nem sempre ter útero invertido significa dificuldades ou problemas fisicamente aparentes, o dano psicológico pode ser grande. Quando uma mulher ouve de um médico que terá mais dificuldade para engravidar, muitas mulheres ficam anos achando que não serão mães. Isto é explicado pela falta de aprofundamento no assunto, pois em grande parcela das pacientes tal situação não fez nenhuma diferença em suas vidas.
Existe uma pequena dificuldade para a fecundação, fato que deve ser considerado pelos profissionais, mas isso não atrapalhará a vida da paciente ou a de seu marido. Maridos devem ser responsáveis pelo apoio, pois enquanto não engravidam as mulheres se sentem receosas em pensar no assunto, e na maioria das vezes inseguras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.