julho 15, 2012


Endometriose



Oi queridas... Vamos a mais uma aulinha??

O que é Endometriose?
É uma doença que acomete mulheres em idade reprodutiva que consiste na presença de endométrio em locais fora do útero.

Tá, mas... algumas devem estar perguntando... o que é endométrio?
Ele é uma camada espessa que se forma no útero através de estímulos hormonais todo mês a fim de "aninhar" o possível bebêzinho que pode chegar... (sim nosso organismo é perfeito). Se no mês o bebêzinho não veio ele é eliminado: a menstruação!

Assim como no útero, o endométrio encontrado fora de onde normalmente deveria estar, também é produzido através de estímulos hormonais.
Em que locais a endometriose pode aparecer?
Os locais mais comuns são: Atrás do útero, no chamado "fundo de Saco de Douglas", no tecido entre a vagina e o reto , chamado de "Sépto reto-vaginal", nas trompas, nos ovários, no intestino, nos ligamentos do útero, na bexiga, e na parede da pélvis.
(Calma... não se assuste achando que se você possui endometriose tem em todos esses lugares hein...esses são os locais mais comuns, não se esqueça disso!)
Veja na figura abaixo:
 Qual a diferença entre endometriose superficial e profunda?
A diferença é que na superficial os focos de endometriose pentram menos de 6 milímetros no tecido afetado. Na profunda essa penetração já é maior.
Quais os sintomas que ela pode causar?
Quando existem poucos focos de endometriose, e ela não é profunda quase não existe dor e outros sintomas. Geralmente os sintomas vão aparecendo à medida que o estágio da doença avança. (Isto não é regra ok, existem casos onde a doença está num estágio superficial e a mulher tem muitos sintomas, e outros casos onde o estágio é bem avançado e os sintomas quase não existem)

Mas para dar uma ajudinha aqui vão os principais sintomas:

- Dores pélvicas: No início a cólica é forte apenas no período da menstruação (às vezes nem levanta suspeitas de endometriose) mas com o passar do tempo a dor pode aparecer fora do período menstrual.
- Dor durante o ato sexual: Essa dor geralmente é sentida na penetração mais profunda.
- Dor ao evacuar e eventualmente sangramento anal no período menstrual.
- Dor ao urinar e eventualmente sangue na urina no período menstrual.
- Irregularidade Menstrual: Geralmente ocorre sangramentos fora de época e o fluxo aumenta bastante.
- Dor acentuada nos ovários no período da ovulação: Aquela dorzinha do ladinho que indica ovulação, em algumas mulheres que apresentam endometriose são bem mais intensas.
- Dificuldades de engravidar: Na maioria das vezes a mulher só descobre que tem endometriose quando está fazendo exames p/ descobrir a causa na demora para conseguir seu bebêzinho.

O que causa a Endometriose?
Não há uma causa específica para a doença. Uma das teorias é que durante a menstruação, algumas células do endométrio, sejam enviadas pelas trompas para dentro do abdômen. Outros especialistas dizem que trata-se de uma doença genética.

Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico é feito a partir dos sintomas relatados pela paciente e geralmente por ultrassom endovaginal, mas a certeza da doença é tida depois de realizada uma laparoscopia (cirúrgia) onde os focos da endometriose são retirados e levados para uma biópsia.

Tratamento
Infelizmente ainda não há cura para a endometriose. Mas a dor e os sintomas podem ser diminuídos.
No geral o tratamento consiste em:
- Aliviar as dores com medicação
- Nos casos de endometriose num estágio leve e quando a mulher não quer engravidar, o anticoncepcional é um bom aliado, já que a estimulação ovariana não existe e o quadro da doença é atenuado e não progride a cada ciclo.
- Nos casos das mulheres que querem engravidar o tratamento pode ser feito através de cirúrgia para a retirada dos focos de endometriose e tratamento hormonal específico ( alguns casos só o tratamento hormonal já surte efeito em outros é necessário os dois)

Espero que tenha sido útil flores, se quiserem acrescentar mais coisas fiquem a vontade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.