janeiro 06, 2011

Razões para o bebé chorar



bebé a chorar´muito
Temperamento O bebé só sabe comunicar através do choro, e sempre que chora significa algo. Especialmente se é mãe pela primeira vez, pode ser-lhe difícil perceber o que é que o seu bebé lhe está a tentar dizer: afinal de que é que ele necessitará? Usualmente os pedidos e as queixas não são muitas:
Cada bebé tem uma personalidade distinta por isso o facto de o seu reclamar mais ou menos poderá estar directamente ligado à sua personalidade, e nem sempre tem a ver com doença ou uma necessidade emergente.

Disposição emocional dos pais

A disposição emocional da mãe também poderá ser responsável pela quantidade de choro do bebé. Uma mãe que esteja deprimida, se sinta triste, ansiosa, zangada, ou com problemas na relação com o parceiro, tem mais probabilidade de ter um bebé que chore em excesso. Os sentimentos do pai também podem, da mesma forma que os da mãe, perturbar o bebé. Se o bebé sentir que o pai o considera algo de perturbador, se não sentir laços de proximidade com o pai, ou se o pai ficar perturbado com o parto, a probabilidade do bebé chorar mais é maior.

Fome

O motivo mais comum para um bebé chorar é a fome. Um bebé recém-nascido tem especialmente a necessidade de se alimentar várias vezes em pequenas quantidades, sendo este comportamento o mais normal possível. Se não perceber de imediato se o bebé de facto está com fome, experimente dar-lhe o peito ou o biberão para ver se ele deixa de chorar, se deixar, é porque realmente está com fome.

Refluxo infantil

Muitas vezes o bebé chora constantemente depois de ser alimentado, pois é colocado na horizontal. Muitas vezes o diagnóstico de cólicas é confundido com a verdadeira realidade: refluxo infantil. Neste caso, tratar o refluxo pode eliminar o problema das cólicas e, em grande parte, o choro do bebé.

Fralda suja

Nem todos os bebés reclamam da fralda suja, mas muitos choram bem alto quando a fralda necessita de ser mudada. Manter o rabiote do bebé limpinho e seco ajudará o bebé a reclamar menos e, para além disso, ajudará a manter a pele do bebé saudável.

Desconforto

Os bebés sentem muito as diferenças de temperatura e caso sintam calor excessivo ou frio eles dirão em alto e em bom som que o que estão a sentir não é propriamente agradável. Deve-se também ter cuidado para não colocar demasiada roupa no bebé quando ele dormir pois o sobreaquecimento é um factor de risco da morte súbita nos bebés. Usualmente um bebé necessita de mais uma camada de roupa leve do que um ser humano para se sentir confortável.
Poderá notar que o seu bebé é sensível ao frio durante o banho e durante a muda de fralda; no geral, sempre que o bebé ficar mais exposto ele começará a chorar. Se for o caso, minimize ao máximo o tempo do banho e da muda da fralda. À medida que o bebé for crescendo esta sensibilidade ao frio diminuirá.

Solidão

Alguns bebés necessitam de mais atenção do que outros: estarem ao colo e sentirem-se acarinhados é constantemente exigido. Com a convivência com o bebé começará a compreender o que o faz sentir seguro e amado. Contudo mais vale amor a mais do que a menos, por isso, no início pegue no seu bebé ao colo e dê-lhe muita atenção. Um bebé usualmente sente-se seguro com a voz da mãe e do pai, bem como no colo de ambos. Leia, cante, fale para o seu bebé, ele certamente agradecerá.

Cansaço

Muitos bebés, devido à dificuldade em gerir os movimentos das mãos e dos pés, entre outros, têm grande dificuldade em adormecer, ficando muito cansados. Um outro motivo é o facto de existir muita actividade à volta do bebé, ficando o bebé muito estimulado. Um bebé por vezes tem um choro chamado o choro zangado, este choro pode muito bem ser fonte do cansaço e de um ambiente demasiado perturbador do seu descanso.

Doença

Ainda que a maioria dos choros do bebé sejam devido a uma necessidade eminente, por vezes também podem significar que ele não se está a sentir muito bem. Um bebé depois de ter sido alimentado e de ter descansado o suficiente quando não se está a sentir bem, ainda chora. Choros que parecem demasiado urgentes ou com um som invulgar poderão significar doença, por isso se não sabe bem o porquê o ideal é consultar o médico. Vómito, febre, diarreia, constipação em bebés recém-nascidos deverão sempre ser levados a sério, ou seja, deve levar o bebé ao médico. Contudo não se preocupe em demasia, porque a maioria das vezes não é mesmo nada…

Cólicas

Crises de choro inexplicáveis, que por vezes chegam a durar horas, poderão ser cólicas. As cólicas, em média, provocam crises de choro de cerca de 3 horas por dia, cerca de 3 dias por semana. Contudo, as cólicas não são sinal de doença, simplesmente alguns bebés têm mais necessidade de chorar do que outros, e embora isso possa ser muito stressante para os pais, normalmente depois dos primeiros 3 meses estes sintomas tendem a desaparecer.

O que fazer?

Pense que dentro de alguns meses o bebé já será mais capaz de se expressar de outras formas que não seja o choro. É normal que deseje que o seu bebé se sinta amado, seguro, confortável e bem alimentado. Alguns bebés não dispensam a grande proximidade física com os pais, por isso, se colocar o bebé num pouch sling (tecido de colocar traçado ao peito) poderá ser uma forma efectiva dele se sentir próximo de si. Música suave e embalar o bebé suavemente pode ser uma óptima forma de acalmar o choro dele. Dar um passeio com o bebé, mesmo que seja no carro, pode fazer maravilhas. Por fim, existe sempre o uso da chucha que no geral resulta muito bem em muitos bebés.
Sentir cansaço e frustração é muito comum especialmente quando se trata de cuidar do primeiro bebé. Contudo, com o passar do tempo, tudo se tornará mais fácil e mais intuitivo quando se trata de compreender as necessidades do bebé. Nunca se sinta culpada por tirar tempo para si: é mãe, mas ainda é mulher e como mulher que é tem todo o direito de se cuidar psíquica e fisicamente. Alimente-se bem, faça exercício, cuide da sua aparência, e nunca se esqueça da sua vida social! Desta forma será melhor mãe e melhor pessoa e de certeza que o seu bebé lhe agradecerá muito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.