janeiro 03, 2011

PROBLEMAS CAUSADOS POR INFERTILIDADE

Quando se considera que um casal tem problemas de infertilidade?
Quando não ocorre gravidez no período de um ano e meio de vida sexual sem qualquer uso de contracepção.

Qual é o percentual de casais com problemas para engravidar?
Acredita-se que 10% dos casais em idade reprodutiva têm alguma dificuldade para engravidar. As causas são divididas igualmente entre o homem e a mulher: 50% para cada um.

Meu médico pediu uma histerosalpingografia. Para que serve?
A histerosalpingografia é um exame de Raios-X realizado com contraste. Mostra as alterações da cavidade uterina, como pólipos, cicatrizes, etc., além de visualizar também o estado do interior da trompa, bem como da passagem do contraste, comprovando o trajeto tubário.

Aos 40 anos, como saber se tenho chances de engravidar?
O primeiro exame seria uma avaliação hormonal para saber se seus ovários ainda têm uma boa reserva de óvulos.

Prolactina elevada impede a gravidez?
Não impede, mas dificulta. A prolactina elevada, mesmo não excessivamente, pode alterar a ovulação, acarretando dificuldade para engravidar. O melhor é consultar o médico, que deverá prescrever medicação para controle.

Um testículo menor que o outro pode ser causa de esterilidade?
O tamanho diferente dos testículos não significa esterilidade, mas é aconselhável um exame para avaliar os espermatozóides
Quero engravidar. Devo começar, agora, a tomar ácido fólico?
Sim, o ácido fólico é importantíssimo para evitar malformações fetais e você deve começar a tomá-lo a partir do momento em que deseja engravidar. Converse com seu médico.

Minha menstruação é irregular. Como calcular a data da ovulação?
Se seus ciclos são variáveis, você deve tirar uma média entre eles. A ovulação ocorre de 12 a 14 dias antes de iniciar a menstruação. O período fértil seria, mais ou menos, dois dias antes e após esta data.

Meu marido teve o diagnóstico de azoospermia (sêmen sem espermatozóides). Conseguirei engravidar?
Alguns casos de azoospermia podem ser solucionados. Para maiores pesquisas, procure uma clinica especializada em infertilidade.

Cisto no ovário que desaparece com medicação, mas depois volta, impede a gravidez?
A presença de um cisto no ovário significa que o estímulo hormonal para a ovulação não foi perfeito. Primeiro, tente um diagnóstico do problema através de uma avaliação hormonal. Só depois programe o tratamento para que você tenha uma ovulação fisiológica.
Ovários policísticos impedem a gravidez? Há tratamento?
A SOP (síndrome do ovário policístico) é uma alteração hormonal que muda o ciclo menstrual da mulher. Não impede a gravidez, mas a ovulação pode não ocorrer espontaneamente e nesse caso, o médico prescreverá indutores de ovulação.

Fiz duas curetagens uterinas e estou com dificuldade para engravidar. Existe relação entre esses dois fatos?
Sim, curetagens uterinas são sempre um risco para complicações nas trompas. Solicite uma avaliação de seu útero e tubas, através de um exame chamado histerossalpingografia.

Na prática, qual o número de espermatozóides necessários para se conseguir uma gravidez espontânea?
Basta um espermatozóide para fecundar o óvulo, mas quanto maior o número, quanto melhor a forma, quanto maior a sobrevida e quanto maior a motilidade, maiores as chances de se conseguir engravidar. Na prática, considera-se possível uma gravidez espontânea quando o número de espermatozóides for maior que 20 milhões.
Posso saber se estou grávida antes do atraso da menstruação?
A ovulação ocorre por volta do 14º dia a partir do primeiro dia da menstruação. Logo, se ocorrer gravidez, acontecerá a partir da terceira semana do ciclo. A secreção vaginal, que deveria permanecer espessa pouco antes da menstruação, permanecerá fluida e em grande quantidade. Alterações do sono, dor no baixo ventre e retenção de gases são sintomas que podem ocorrer antes que a ausência da menstruação seja percebida.

Meu útero é “virado”. Posso engravidar assim mesmo?
Sim, pode. Hoje em dia não se considera mais a posição do útero como uma possível causa de esterilidade, a não ser que esta posição irregular seja decorrente de alguma doença pélvica, como por exemplo, endometriose.

Tentando engravidar, penso em fazer uma dieta para emagrecer, inclusive com remédios para tirar o apetite. Vou prejudicar meu filho?
Certamente. Remédios para emagrecer estão proibidos para quem quer engravidar e, além disso, dietas rigorosas são contra-indicadas. O máximo que você pode fazer é limitar as calorias, de preferência com o acompanhamento de uma nutricionista.

Estou acima do peso. É verdade que isso pode dificultar uma gravidez?
O excesso de tecido gorduroso aumenta a produção de estrogênio, que pode alterar o seu equilíbrio hormonal e dificultar uma gestação.

Meu ciclo menstrual é irregular. Qual é a minha possibilidade de engravidar?
Se seu ciclo é irregular, provavelmente sua ovulação também é irregular, o que dificulta a gravidez. Faça uma avaliação clinica e um exame de dosagem hormonal.

Sofro de asma e gostaria de ter um filho. Minha gravidez seria normal?
A asma não é contra-indicada para quem quer engravidar. Com um acompanhamento do pneumologista e do obstetra, você, provavelmente não terá problemas.

Quero muito engravidar, mas só tenho um ovário. É possível?
Sim. O outro ovário supre qualquer possível diminuição de óvulos.

A laqueadura de trompas é reversível?
Sim. A reversão é feita através da recanalização tubária, microcirurgia que dá um resultado positivo de cerca de 50% a 60%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.